Campanha de vacinação contro Pólio e Sarampo

Campanha de vacinação 2014

Sábado passado, dia 8/11, iniciou-se a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo no Distrito Federal. A vacinação vai até o dia 28 de novembro e estará disponível em 126 postos no DF. A vacina contra a paralisia infantil tem como alvo meninos e meninas com idade entre seis meses e 5 anos não completos; a de sarampo é destinada a crianças entre 1 e 5 anos não completos.

A vacina da pólio tem aplicação oral – a famosa “gotinha”. Já a do sarampo é injetável e protege contra rubéola e caxumba e é conhecida como “tríplice viral”. As duas imunizações são aplicadas como reforço, e mesmo crianças que já receberam vacinas do tipo devem tomar nova dose.

Vacinar nossos bebês é muito importante, pois a vacina garante que doenças já erradicadas assim permaneçam e diminui a incidência de doenças graves na primeira infância evitando não só que os nossos pequenos sejam contaminados como que contaminem outras crianças.

Todas as vacinas que as crianças precisam tomar podem ser encontradas em postos públicos de saúde ou em clínicas particulares. Apesar de serem eficazes e seguras, podem surgir reações leves e secundárias após a sua aplicação como dor, inchaço no local, febre e mal-estar. Mas é importante ressaltar que a incidência e a gravidade desses eventos adversos são muito raras e menores que o impacto da própria doença. Portanto, as vantagens da imunização superam, em muito, os efeitos colaterais.

Além da tríplice viral e da vacina contra pólio, é importante que todas as crianças recebam as seguintes imunizações:

O calendário completo de vacinações da rede pública pode ser encontrado no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal:

http://www.saude.df.gov.br/sobre-a-secretaria/subsecretarias/462-calendario-basico-de-vacinas.html

Quer saber mais? Nós te ligamos.