Compartilhe:

Dicas para evitar a H1N1

gripe h1n1

A gripe H1N1, ou Influenza A, é provocada pelo Vírus H1N1, um subtipo do Inluenzavírus do tipo A.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pesssoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 39º, de início repentino; dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações; irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos pode haver vômitos e diarréia.

O Me Põe na História, preocupado com a saúde e bem estar dos nossos pequenos, faz algumas recomendações de dicas simples e importantes!

  • Não deixe de vacinar seu filho contra o vírus H1N1. A vacina está sendo disponibilizada pelo SUS desde abril para os grupos com risco de maior complicação, como crianças de seis meses a 5 anos, gestantes e puérperas (que acabaram de dar à luz). Para quem não está nos grupos de risco, é possível tomar a vacina na rede particular.
  • Evite que a criança tenha contato próximo com pessoas que manifestaram a gripe H1N1, como abraço, beijo e aperto de mão.
  • Atenção quanto a lavagem das mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilize álcool gel para uma higienização completa. Se não for possível fazer os dois, faça pelo menos um dos dois procedimentos.
  • Em lugares públicos, caso ocorra o contato com maçanetas e corrimãos, ou qualquer outra coisa ou lugar em que muitas pessoas passam as mãos, evite que a criança leve as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização.
  • A má qualidade de sono e alimentação inadequada enfraquecem o sistema imunológico e deixam o organismo ainda mais exposto ao vírus. Por isso, garanta que você e seu filho estão descansados e se alimentando bem!

Importante: A vacina é contraindicada para pessoas com alergia a ovo, pois pode conter ovoalbumina, uma proteína do ovo responsável por reações alérgicas.

Fernanda Bandeira – Técnica de enfermagem

H1n1