Muitos médicos têm usado probióticos e prebióticos para combater constipação, imunidade baixa, alergias, diarreia, infecções respiratórias dentre muitos outros “probleminhas” que ocorrem na infância e tiram o sono de muitos pais. A verdade é que estas substâncias são alternativas naturais para auxiliar no bom funcionamento do nosso organismo e, portanto, ajudar a mantê-lo equilibrado e saudável. Mas o que são eles?
Probióticos
São microorganismos vivos que produzem efeitos benéficos quando consumidos, como:
-Aumento na absorção dos nutrientes.
-Fortalecimento do sistema imunológico
– Equilíbrio da flora intestinal
-Controle do colesterol
-Redução do risco de câncer.
Bifidobacterium e Lactobacillus são exemplos de probióticos conhecidos hoje e podem ser receitados pelo seu pediatra ou nutricionista caso ele perceba a necessidade. Alguns produtos vendidos nos mercados, anunciam ter Lactobacillus vivos, entretanto, os probióticos precisam de uma temperatura ideal para sobreviver e o transporte destes produtos acabam resultando na morte dos organismos.
Prebióticos
São alimentos não digeríveis que beneficiam o crescimento das bactérias saudáveis no intestino. Alguns tipos de fibras são exemplos de prebióticos. Eles:
-Ajudam na manutenção da flora intestinal.
-Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal).
-Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal.
-Colaboram para que somente as substâncias necessárias sejam absorvidas pelo intestino, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então, a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue.
-Estimulam o crescimento de bactérias boas no organismo.
Os prebióticos podem ser encontrados em alguns alimentos de origem vegetal como cebola, alho, tomate, banana, aveia, trigo e mel.
Com o intuito de facilitar o acesso à essas substâncias, pediatras e nutricionistas tem recorrido a prescrição de simbióticos (probióticos + prebióticos) ajudando a regularizar o sistema gastrointestinal dos pequenos e consequentemente garantir um crescimento contínuo e saudável.
Ellen Montarroyos
Nutricionista MPNH