Quando é o momento certo para trabalhar o nome próprio com as crianças? A verdade é que desde os primeiros anos de vida os pequenos podem e devem ser apresentados às letrinhas do nosso alfabeto, e essa apresentação deve ocorrer de forma lúdica, agradável e de forma que o estímulo não se torne exaustivo e provoque uma perda de interesse por parte da criança em determinado assunto.
Estudos apontam que o nome próprio é a primeira escrita dotada de significação para as crianças devido à identificação promovida durante as atividades em que os pequenos fazem uso do seu nome com sua relevância cultural já que enquanto possuidores de uma identidade pertencem e estão inseridos em uma sociedade (Psicogênese da Língua Escrita- Ferreiro e Teberosky).
Mas antes de inserir qualquer atividade ligada ao aprendizado das letras, é preciso levar em consideração algumas características, em especial as diferenças individuais e o conhecimento prévio de cada criança.
Aqui no MPNH, a turminha do KDZ 3 tem se divertido muito manuseando as fichas com seus nomes e as incluindo nas mais variadas atividades.Nós entendemos que o nome próprio além de identidade, traz consigo uma carga afetiva para os pequenos e fazemos desta atividade de memorização, que contribuirá muito com o posterior relacionamento com a escrita,um momento de alegria e reconhecimento da sua importância enquanto sujeito.