Brincadeiras para ajudar no Desenvolvimento da Coordenação Motora Fina

coordenação (3)A criança desde cedo começa a movimentar-se, de forma inconsciente, desestruturada e sem equilíbrio e com o passar do tempo esses movimentos vão ganhando significados e passam a influenciar no modo como interagem com o mundo.

É ela, a danada da coordenação motora fina, que é responsável pelos movimentos, mais firmes, precisos e delicados, com as mãos e dedos, movimentos esses que usarão por toda a vida. Por isso, é tão importante procurar desenvolvê-la e expor os pequenos as mais diferentes atividades, como fazemos aqui no Me Poe na História, pois assim estamos auxiliando não só os aspectos físicos, mas também outras áreas da vida.

Toda vez que a criança vai realizando tarefas, seja rasgar papel ou pintar um determinado espaço , ela começa a desenvolver sua coordenação, o que vai aumentando na medida em que ela vai crescendo e ampliando sua capacidade motora.
Listamos, a baixo, algumas atividades, simples e divertidas, que os pequenos amam e que podem ser feitas em casa para auxiliar no desenvolvimento pleno da coordenação motora fina:

1.Rasgar papel, parece simples, não? Mas, essa atividade é muito divertida, afinal os pequenos amam uma baguncinha. Brinque de jogar os pedacinhos para cima, quanto menor os pedaços, maior o grau de dificuldade.

2.Empilhar blocos, vence quem construir a torre mais alta, pode ter certeza é sucesso na certa.

3.Bolinhas de papel, que tal aproveitar o papel picado da atividade de número 1 e fazer bolinhas, depois use-as para colar em um papel. Quer aumentar o grau de dificuldade, peça para os pequenos colocarem as bolinhas dentro de uma garrafa pet. As crianças adoram ser desafiadas.

4.Pintura, para os pequenos com o dedinho e para os maiores com pincel.

5.Passar feijões de um recipiente para outro. Brincadeiras com grãos em geral são legais, explore os mais coloridos, como de feijão preto, milho, sementes de girassol. Cuidado para os pequenos não colocarem na boca!

Agora, é só escolher a sua atividade preferida e começar a diversão. Mandem fotos! Adoraríamos ver vocês brincado com os pequenos!

Camila de Almeida – Coordenadora de Projetos Lago Norte