A brincadeira é uma forma da criança entender, interpretar e interagir com a realidade que a cerca. Através dela, a criança pode experimentar e praticar diferentes habilidades. Além de ser muito importante para o desenvolvimento infantil, brincar é muito divertido e não tem contraindicação! Nesta era de brinquedos eletrônicos, tabletes, televisão as crianças muitas vezes ficam passivas e sedentárias e perdem a oportunidade de descobrir coisas novas e participar ativamente da construção do conhecimento e da diversão.
Neste post damos algumas ideias de brincadeiras super simples que podem ser feitas em casa com coisas do dia-a-dia para crianças de 0-3 anos. Vamos brincar?
Construir torres com rolos de papel
Materiais necessários: rolos fechados de papel higiênico, papel toalha, cestos ou baldes
Entregue os materiais para a criança. Incentive a criança a empilha-los de formas diferentes, fazendo construções ou até a torre mais alta que conseguir! Essa brincadeira simples auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, coordenação espacial e senso de equilíbrio.
Amassar macarrão pene, parafuso
Materiais necessários: martelinho de brinquedo, macarrão pene, parafuso, pazinha, lixeira.
Entregue o martelinho para a criança e deixe que ela amasse todo o macarrão com o martelo. Deixa-a perceber que o macarrão vira uma farinha que depois ela pode pegar com uma pazinha e jogar em uma lixeira. Mais uma vez, estamos trabalhando coordenação motora, lateralidade, força, percepção de transformação.
Fazer uma caixa das cores
Materiais necessários: Caixa, sacola ou balde com um objeto de determinada cor dentro
Nesta brincadeira a criança irá explorar seu ambiente. Coloque um objeto de uma cor dentro de uma caixa/sacola/balde, exemplo amarelo, e peça para a criança encontrar e recolher outros objetos da mesma cor. Ao final da brincadeira explore os nomes dos objetos que a criança trouxe e reforce o nome da cor escolhida. Essa brincadeira trabalha a cognição e os conhecimentos linguísticos além de ser uma ótima forma da criança se familiarizar com o ambiente a sua volta.
Relacionar cores
Materiais necessários: Folhas de papel coloridas, brinquedos coloridos
Peça para a criança colocar os brinquedos em cima da folha de papel correspondente. Uma ótima forma de trabalhar as cores e percepção visual.
Empilhar copos plásticos
Materiais necessários: copos de plástico ou descartáveis
Uma outra sugestão de brincadeira de empilhar, agora um pouco mais desafiadora pois os objetos são menores. Assim como a dos rolos, essa brincadeira auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, coordenação espacial e senso de equilíbrio.
Pescaria de concha
Materiais necessários: bacia com água, brinquedos de plástico, concha de feijão
Essa brincadeira é bem divertida e ótima para um dia quente. O objetivo é que a criança pesque os brinquedos com a concha. Ela é excelente para desenvolver a coordenação motora e conseguir boas risadas dos pequenos.
Pintura com água
Materiais necessários: água . Opcionais: pincéis, arminhas de água, esponjas
Outra brincadeira para dias quentes é o desenho com água que pode ser feito em calçadas e asfalto. A criança pode fazer os desenhos com seu próprio dedinho ou usar outros acessórios para este trabalho. Depois ajude-a a reparar que as imagens somem conforme a água seca. Essa brincadeira incentiva a criatividade e imaginação dos pequenos além de trabalhar a coordenação motora.
Tirar fita do chão
Materiais necessários: fita crepe ou durex
Cole uma tira de fita crepe ou durex no chão e deixe só uma pontinha levantada. Incentive a criança a puxar a fita descolando-a do chão. Esse é um desafio divertido para os pequenos que começam a descobrir um pouco mais sobre como a cola funciona e se divertir se embolando na fita que conseguiram soltar com tanto esforço.
Para mais brincadeiras acesse:
Aprenda uma brincadeira simples e divertida para fazer com as crianças em casa