Brincar de massinha – Acontece no KDZ1

Massinha
Nunca é cedo demais para exercitar as mãozinhas e os dedinhos dos nossos pequenos. Já sabemos que em todas as faixas etárias o estímulo da motricidade é muito importante para o posterior desenvolvimento da escrita.
O grafismo antecede o processo da escrita como uma importante ferramenta de desenvolvimento e ainda antes do grafismo precisamos preparar e trabalhar algumas habilidades motoras das crianças. É aí que entra a massinha, nossa aliada nessa prática e uma das atividades preferidas das turminhas.
Durante essa brincadeira, as crianças realizam movimentos com as mãos que possibilitam o desenvolvimento da motricidade refinada, além da criatividade e da observação. Neste momento em que a criança desperta sua imaginação, ela cria jogos simbólicos estabelecendo relações que vão além da realidade imediata.
Usar a massinha favorece o grafismo também nos momentos em que os pequeninos são estimulados a brincarem de topografia. Eles experimentam as criações tridimensionais e podem perceber quantidades, volumes, formas e até mesmo profundidades.
Aqui, no Me põe na História, essa atividade tem espaço garantido na rotina das turminhas!!!

IMG_3753 (1)