Compartilhe:

Campanha de vacinação contro Pólio e Sarampo

Campanha de vacinação 2014

Sábado passado, dia 8/11, iniciou-se a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo no Distrito Federal. A vacinação vai até o dia 28 de novembro e estará disponível em 126 postos no DF. A vacina contra a paralisia infantil tem como alvo meninos e meninas com idade entre seis meses e 5 anos não completos; a de sarampo é destinada a crianças entre 1 e 5 anos não completos.

A vacina da pólio tem aplicação oral – a famosa “gotinha”. Já a do sarampo é injetável e protege contra rubéola e caxumba e é conhecida como “tríplice viral”. As duas imunizações são aplicadas como reforço, e mesmo crianças que já receberam vacinas do tipo devem tomar nova dose.

Vacinar nossos bebês é muito importante, pois a vacina garante que doenças já erradicadas assim permaneçam e diminui a incidência de doenças graves na primeira infância evitando não só que os nossos pequenos sejam contaminados como que contaminem outras crianças.

Todas as vacinas que as crianças precisam tomar podem ser encontradas em postos públicos de saúde ou em clínicas particulares. Apesar de serem eficazes e seguras, podem surgir reações leves e secundárias após a sua aplicação como dor, inchaço no local, febre e mal-estar. Mas é importante ressaltar que a incidência e a gravidade desses eventos adversos são muito raras e menores que o impacto da própria doença. Portanto, as vantagens da imunização superam, em muito, os efeitos colaterais.

Além da tríplice viral e da vacina contra pólio, é importante que todas as crianças recebam as seguintes imunizações:

  • BCG: protege contra as formas graves de tuberculose e deve ser dada logo após o nascimento;
  • Vacina contra rotavírus: protege contra a infecção gastrointestinal que causa diarreia febre, vômitos e dor abdominal.
  • Vacina contra hepatite B: administrada em três doses – ao nascer, com 1 e 6 meses de vida ou, ainda, em adultos de qualquer idade que não foram vacinados. A infecção pelo vírus pode levar à cirrose hepática ou câncer de fígado.
  • Tetra viral: protege contra catapora sarampo, caxumba e rubéola a passou a estar disponível na rede pública no ano passado.
  • Vacina Tetravalente (DTP+Hib): contra difteria, tétano e coqueluche (DTP), feita com bactérias mortas e produtos de bactérias (toxinas), com a vacina contra Haemophilus Influenzae tipo b (Hib), que causa um tipo específico de meningite.
  • Tríplice bacteriana: reforço contra difteria, tétano e coqueluche.
  • Vacina Contra Febre Amarela: contra a febre amarela.

O calendário completo de vacinações da rede pública pode ser encontrado no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal: