Como fazer meu filho gostar de estudar?

Como fazer meu filho gostar de estudar

O sonho de todo pai/mãe é ver seu filho feliz! Cada família tem sua própria definição de felicidade, mas sabendo que os estudos e a escola farão parte da vida dos nossos pequenos até quando eles já estiverem grandes, costuma ser um grande desejo da família que o filho goste de estudar! Mas, como fazer com que uma criança, cuja imaginação, energia e necessidade de socialização estão em seu auge total, goste de aprender??? A resposta é tão simples que é até assustador chegar à conclusão de que nunca nos demos conta disso antes!

1- Escolha a escola certa para seu filho!

Desde que a criança nasce, ela já gosta de aprender. O que ela não gosta é de ir para escola! Toda criança é uma esponja, querendo descobrir, entender e participar do mundo! A criança gosta de aprender pelo simples conhecimento em si. Ela não precisa de nenhum outro tipo de motivação para gostar de aprender coisas novas, ela só precisa ter o espaço para fazer isso naturalmente. O que acontece é que muitas escolas sistematizam e compartimentalizam o aprendizado de tal forma que a criança não consegue ter prazer em ir para escola e, como a escola supostamente é o lugar em que a criança estuda, ela perde o prazer em estudar. Portanto, escolha uma escola que valorize o lúdico, a individualidade de cada criança e que desenvolva atividades pertinentes para a faixa etária e estágio de desenvolvimento de cada um. Desta forma, estudar será sempre prazeroso!

2- Respeite o tempo do seu filho.

Todas as crianças que forem para a escola aprenderão a ler, escrever e fazer contas. Respeitar o tempo certo para isso é fundamental para que a criança goste de estudar. Afinal é muito frustrante tentar aprender algo que você ainda não está física ou psicologicamente pronto para assimilar.

3- Deixe o seu filho aprender o que interessa à ele.

Ler, escrever e fazer contas não são o único tipo de aprendizado! Se seu pequeno tem habilidades para esportes, para artes, música, enfim, para outros tipos de conhecimento senão aquele formal, valorize este tipo de aprendizado e incentive seu filho a estudar e aprender cada vez mais sobre sua área de interesse. Desta forma, seu gosto pelo estudo poderá transpor a barreira de uma área de conhecimento para outras.

4- Entenda que não gostar de estudar uma disciplina, não é o mesmo que não gostar de estudar!

Muitas vezes a criança não está entendendo determinado conteúdo, ou não teve os alicerces conceituais de alguma disciplina bem constituídos, ou até não se identifica com estilo pedagógico de determinado professor. Isso não necessariamente quer dizer que ela não goste de estudar. Neste caso, é bom investigar a causa precisa desta frustração com a matéria em questão.

5- Incentive o aprendizado em casa e não somente na escola.

O difícil é como fazer isso né? Especialmente considerando que hoje em dia os pais trabalham tanto. Bem, use técnicas simples, mas muito eficientes:

Não se canse de explicar para ele a mesma coisa várias vezes se for necessário e nem invente histórias ou explicações que parecem mais simples no momento. Se seu filho lhe fez uma pergunta, responda-a com sinceridade e tentando explicar de uma forma que uma criança da idade dele consiga entender (vale desenhar, usar historinhas para que a ideia fique mais clara). É assim que a criança começa a construir seu entendimento das coisas e se os pais não respondem às suas perguntas, elas irão parar de perguntar. Caso você não saiba a resposta, tenta descobri-la junto com seu filho buscando pela informação na internet, livros ou revistas.

Estude, leia, pesquise, busque informações e aprenda curiosidades. Os filhos imitam os pais em tudo! Portanto, vê-lo aprendendo será um estímulo para que ele queira estudar também!

Acompanhe o que está sendo trabalhado em sala e faça perguntas para ele dentro do tema! Ele se sentirá muito orgulhoso em poder te ensinar algo!

Leia sozinho, leia para ele, leia com ele, deixe que ele leia para você (até os que não sabem ler ainda! Deixe que eles recontem uma história que já conhecem ou inventem uma história com base nas ilustrações!). A leitura é muito importante para o estudo e quanto mais for estimulada e integrada na vida da criança, mais natural será pegar um livro para ler e aprender!

 

Quer saber mais? Nós te ligamos.