Como incentivar meu filho à gostar de ler?

Como incentivar meu filho à gostar de ler

O gosto pela leitura deve ser incentivado desde a mais tenra idade. Algumas mães já leem histórias para seus pequenos enquanto eles ainda estão na barriga! Aqui vão algumas dicas de como incentivar seu filho à gostar de ler desde a infância:

1) Leia sempre para seu filhote. Se os pais separam um tempo na rotina para leitura, a criança vai enxergá-la como uma coisa natural que faz parte do seu cotidiano. Além disso, como este é um tempo que você passará com seu filho, ele vai sempre associar a hora da leitura à sentimentos bons: carinho, amor e estar com os pais.

2) Selecione livros que são relevantes e interessantes para à idade do seu filho.

3) Bebezinhos vão gostar de livrinhos que apresentam nomes de objetos, imagens grandes, cores vivas e histórias curtas. Procure livros que abrem a janelinha para descobrir algo dentro, ou que tenham fantoches, pop-ups, mas também tenha no acervo livros “normais” que falem de coisas concretas para eles, como bichos, carros, etc.

4)  Para crianças de 2-3 anos já comece a investir em historinhas mais elaboradas e divertidas.

5) Para os maiores de 4 anos as histórias já podem ser mais longas.

6) Na época da alfabetização use todos estes livrinhos, inclusive os de bebê, para treinar a leitura com seu filho. Dê a ele livros simples para ler (com pouco texto) e comece a ler com ele coleções infantis de fantasia e aventura até mesmo sem ilustrações.

7) Leve a criança à livrarias e deixe-a escolher livros que chamem sua atenção. Quase todas as livrarias em Brasília têm um espaço para as crianças brincarem e lerem os livros com seus pais. Leia algumas historinhas para ela e, quando possível, deixe que ela selecione uma que ela mais gostou para levar para casa.

8) Torne a história interativa para que a criança não perca o interesse. Faça perguntas: para os bebês as perguntas podem ser “Cadê o pato? Mostra para mamãe.” ; para os maiorzinhos “Quantos patinhos tem no lago?” e assim por diante até chegar em perguntas de interpretação da história “Porque o patinho ficou triste?

9) Faça a criança se mexer! “Você consegue imitar o patinho?” “Quero ver você dançar igual à Josefina!”

10) Leia a mesma história várias vezes. As crianças pequenas adoram ouvir a história mais de uma vez, pois começam a entender melhor a sequência dos eventos e já sabem o que esperar. Daqui a pouco seu pequeno estará contando a história junto com você.

11) Crie vozes diferentes para as personagens da história. As crianças vão se divertir ouvindo as vozes, grossas, finas, altas e baixas de cada pessoa ou bicho da história.

12) Coloque os livros do seu filho em um lugar aonde ele possa manuseá-los a vontade. Prateleiras ou estantes baixas são uma boa opção para que a criança possa pegar e “ler” seus livrinhos quando desejar.

13) Relembre as histórias lidas por vocês em situações do cotidiano. “Lembra que a lagarta comeu morango e pera? Vamos comer igual a lagarta hoje!

14) Os pais são exemplo para as crianças e se a criança percebe que você também gosta de ler, ela irá querer te imitar.

 

Ler é uma delícia e só depende da gente mostrar isso para nossos filhotes desde pequenininhos!