A época do desfralde é um grande marco no desenvolvimento dos nossos pequenos. Muitas vezes ficamos ansiosos para começar a retirada da fralda dos nossos filhos, já que isso significa praticidade, economia e orgulho de perceber que a criança está crescendo e se desenvolvendo. Entretanto, a retirada da fralda precisa acontecer quando a criança estiver realmente pronta, para que não interfira com o desenvolvimento de outras habilidades, como a linguagem, e para que a criança não passe a associar a ida ao banheiro com sentimentos ruins.
Para saber se a criança está pronta para o desfralde precisamos observar alguns sinais:
Sinais físicos
- Anda com firmeza, e até consegue correr.
- Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho).
- Faz cocô em horários mais ou menos previsíveis.
- Fica “seco” por períodos mais longos durante o dia.
- Acorda com a fralda seca
- Consegue subir escadas alternando os pés
Sinais de comportamento
- Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos.
- Consegue abaixar e levantar as calças.
- Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada.
- Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro, quer usar cueca ou calcinha, quer usar o peniquinho ou a privada).
- Não demonstra resistência à idéia de usar o penico ou a privada.
- Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase “do contra”.
Sinais cognitivos
- Consegue seguir instruções simples, como “vá pegar aquele brinquedo”.
- Tem palavras para xixi e cocô.
- Entende que cada coisa tem o seu lugar.
- Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).
É importante que a criança apresente pelo menos alguns dos sinais físicos para a retirada, pois são eles que ajudam a entender a maturidade fisiológica a capacidade da criança de “segurar” e “liberar” o xixi/cocô. Já os sinais de comportamento nos indicam se a criança estará disposta a cooperar e se engajar no processo. Por último, os sinais cognitivos quando desenvolvidos ajudam a evitar os “acidentes” e a fazer a criança entender melhor o processo de usar a privada.
Quando a criança está preparada para o processo de retirada de fralda, ele acontece de forma muito mais tranquila e rápida e propicia autoestima positiva além de senso de confiança e conquista para o mais novo usuário do banheiro!
Seu filho já está pronto? Semana que vem postaremos as dicas de como fazer o processo de retirada da fralda!