Quando falamos em alimentação saudável, algumas pessoas imaginam que ela esteja restrita a frutas e verduras. Entretanto, uma alimentação saudável implica em uma variedade nos tipos de alimentos consumidos e está mais ligada à como eles são balanceados na dieta do dia-a-dia. Comer de forma saudável não precisa ser necessariamente restritivo. Existem várias formas de fazermos substituições na nossa alimentação para torna-la mais saudável sem precisar abrir mão dos deliciosos, pães, bolos, carnes etc. Para a criança isso significa ter uma alimentação saudável como hábito cultivado desde de sempre e, para o adulto, uma maior facilidade em seguir uma dieta nutritiva e ser exemplo positivo para seus filhos de longevidade e saúde:
Substitua o chocolate ao leite por chocolate amargo e o Nescau/Toddy por cacau em pó.
O chocolate amargo em geral não tem leite (consultar ingredientes) e o cacau em pó além de não ter leite, não tem açúcar, o que os torna menos gordurosos e mais saudáveis. Além disso, o cacau é uma importante fonte de antioxidantes e fibras alimentares.
Substitua a farinha de trigo por farinha de aveia.
A farinha de aveia é mais rica em fibras além de ser um alimento funcional auxiliando no bom funcionamento intestinal e na redução do colesterol ruim e absorção do açúcar. Além disso, ela não tem aquele gosto característico do trigo integral.
Substitua o açúcar dos sucos por uma fruta doce.
Ela servirá como adoçante natural. Abacaxi, melancia, melão, banana, manga e maçã são frutas naturalmente doces que quando batidas com outras frutas adoçam qualquer laranja ou morango azedo.
Substitua suco por águas com sabor.
Águas aromatizadas trazem a refrescância da água com o gostinho doce que geralmente só um suco pode oferecer. Elas são mais saudáveis, pois não precisam de açúcar, são menos calóricas e uma boa opção para quem acha água uma bebida sem graça.
Substitua o leite de vaca por leite vegetal (como leite de aveia, amêndoa, arroz).
Os leites vegetais têm menos gordura e menos aditivos químicos.
Substitua a manteiga/margarina por pasta de azeite.
A manteiga contém gordura saturada que aumenta o colesterol e prova doenças cardiovasculares e a margarina possui gordura vegetal hidrogenada que prova os mesmos males acima descritos. Super fácil de fazer: Bata o azeite de oliva com acidez máxima de 0,5% com temperos a gosto (manjericão, orégano, pimenta do reino, sal). Despeje a mistura em um recipiente que posso ir ao congelador e deixe no freezer de um dia para outro. Retire do freezer e deixe no refrigerador. O azeite ficará com consistência cremosa como de uma margarina. Não deve ser mantida fora da refrigeração , utilize e já guarde.
Substitua o açúcar comum por mel, açúcar de coco ou mascavo.
O mel, o açúcar de coco e mascavo, ao contrário do açúcar branco refinado, não são processados e por isso são ricos em nutrientes como minerais, fibras e vitaminas. Além disso, o açúcar de coco tem um índice glicêmico mais baixo e isso faz com que o corpo consiga queimar esta energia e não estocá-la em forma de gordura. O uso do mel não é recomendado para crianças menores de 1 ano devido ao risco de botulismo.
Troque o arroz branco por arroz integral ou enriqueça o arroz branco com cereais como quinoa, amaranto, etc…
Estas opções possuem mais fibras e vitaminas do que o arroz branco.
Escolha carnes mais magras e tire sempre a gordurinha antes de cozinhar.
O músculo é uma das carnes mais indicadas para dieta alimentar infantil porque é rica em proteína e tem menos colesterol do que a maioria das carnes.
Não compre hambúrgueres e nuggets prontos. Faça seu próprio hambúrguer e nuggets.
Compre uma carne como patinho e peito de frango moído, tempere e molde para ficar no formato de hambúrguer ou nugget. No caso do nugget faça uma farinha de gergelim e farelo de aveia para empanar. Depois coloque para assar! Além de mais saudável, fica muito mais gostoso!
Ao invés de fritar, asse.
Coloque um fio de azeite e ponha para assar. Os fornos que possuem a função grill conseguem deixar o alimento assado bem crocante e suculento sem precisar ser mergulhado no óleo!
Faça seus próprios picolés de fruta.
Picolés e sorvetes industrializados costumam conter gordura vegetal e aditivos químicos. Compre sua forminha de picolé em lojas de utilidades e faça algumas receitinhas super simples.
Substitua farinhas brancas em geral por opções integrais (macarrão, pão, biscoitos)
As opções integrais são mais saudáveis pois são ricas em fibras e vitaminas.