Em um mundo cheio de propagandas de fast-food, doces coloridos e embalagens chamativas e barulhentas como fazer com que nossos filhos escolham opções de alimentos mais saudáveis que sejam gostosos e se pareçam com as “comidas legais da TV”?! Segundo estudos é na infância que as crianças “definem” seu paladar e aprendem a fazer suas escolhas alimentares que levarão para vida adulta, por isso a preocupação em ensinar a criança a comer alimentos saudáveis e nutritivos desde cedo.
Os doces podem ser feitos em casa sem todo aquele açúcar excessivo e com uns adicionais que os tornarão nutritivos. Ao invés de comprar a gelatina do mercado cheia de corante, açúcar e aditivos químicos, podemos fazer a gelatina em casa para o final de semana dos pequenos com um saquinho de gelatina incolor sem sabor e bater com um suco de frutas natural concentrado e açúcar. Desta forma, a criança estará aproveitando as vitaminas, fibras e nutrientes da fruta, com menos açúcar que a gelatina industrializada e sem com conservantes e aditivos químicos dos alimentos processados. Os picolés também podem ser feitos com sucos de frutas natural e açúcar, uma ótima ideia para refrescar os pequenos no calor.
Para os lanches, podemos fazer pães, bolos e tortas de liquidificador substituindo metade da quantidade da farinha mencionada na receita por farelo de aveia, farelo de trigo, farinha de trigo integral, farinha de chia… Muitas são as variedades de farinhas integrais, orgânicas e com um valor nutritivo riquíssimo que podemos acrescentar nas preparações dos pequenos. Para adoçar essas preparações, podemos usar suco de laranja, suco de maçã, uva passas. Todas são opções que acrescentam um sabor adocicado às receitas e diminuem a quantidade de açúcar que usamos nas preparações.
Nas refeições salgadas, podemos usar grãos integrais como um adicional nas saladas e legumes ou até mesmo junto com o arroz e feijão. Após o preparo do arroz podemos adicionar gergelim integral com casca que é rico em cálcio, fibras e gorduras monoinsaturadas (gorduras boas). Podemos usar a semente de linhaça no preparo do feijão ou polvilhar farinha de linhaça após o preparo do feijão. O hambúrguer caseiro pode ser feito de patinho moído e acrescentar farelo de aveia (rico em fibras e vitaminas do complexo B) e alguns legumes cortados bem picadinhos. O “nugget” pode ser feito com filé de peito de frango empanado com uma mistura de farinha de rosca, gergelim e farelo de aveia e levado ao forno. Se for bem temperadinho com sal, alho e cebola vai fazer tanto sucesso quanto o original.
Em iogurtes, açaís, vitaminas podemos acrescentar quinua em flocos, amaranto em flocos, granola e frutas desidratadas, como forma de aumentar o consumo de fibras, vitaminas e minerais na alimentação das crianças. É claro que tudo isso dá um pouco mais de trabalho do que comprar produtos prontos e industrializados, mas com certeza o valor nutritivo e o sabor destes alimentos valem o esforço!
Confiram algumas das nossas receitas gostosas e saudáveis!
Falso pão de queijo
Ellen Montarroyos – Nutricionista MPNH