Assistir televisão faz parte da rotina da maior parte das famílias na era em que vivemos. Para alguns pais, a hora do programa favorito do seu filho acaba sendo o único momento que eles têm para organizar suas casas, suas vidas ou até descansar um pouco de todas as cobranças da paternidade. Entretanto, como tudo na vida, a telinha deve ser utilizada de forma comedida e mais produtiva possível, para que possa ajudar no desenvolvimento e divertimento da criança e não tornar-se o único tipo de estímulo que ela recebe. Crianças que ficam muito tempo na frente da televisão sofrem atrasos na aquisição da linguagem, correm risco de sobrepeso e podem apresentar déficit de atenção. Aqui vão algumas dicas de como usar a televisão de forma positiva.
- Coloque seu filho sentado à uma distância segura da televisão. Sentar muito perto da televisão pode provocar perda de atenção, sonolência e, em alguns casos, até dores de cabeça.
- O volume também deve estar o mais baixo possível para não prejudicar a audição da criança.
- Alguns serviços de streaming, como o Netflix, possibilitam que a criança assista aos seus programas favoritos em qualquer horário e sem comerciais. Ou seja, a criança não é exposta à publicidade que instiga o consumismo infantil e você pode selecionar os programas mais apropriados para faixa etária do seu filho, independentemente de horário.
- Escolha programas interativos que estimulem a criança a pensar, responder e até se movimentar. Alguns programas como a Casa do Mickey, Superwhy e Hi-5 têm essa premissa de convidar a criança a fazer parte da história.
- Se possível procure programas que complementem as atividades que seu filho tem feito no daycare/escola ou coisas que ele tem aprendido recentemente. O youtube pode ser uma fonte legal de vídeos curtos que podem proporcionar este link com a realidade da criança. Exemplo: Se seu filho aprendeu o nome dos bichos, mostre um videozinho com os animais verdadeiros para que ele os conheça.
- Assista aos programas com o seu filho e repita o nome de palavras novas, peça que ele te mostre alguma coisa na tela ou te ajude a contar quantas maçãs aparecem no desenho, por exemplo. Este estímulo extra, facilita muito a aprendizagem e interação da criança.
- Tente limitar o tempo da criança na frente da televisão. Crianças precisam conversar, brincar e experimentar concretamente o mundo para crescer e desenvolver-se de forma saudável.