Compartilhe:

Depoimento – Márcia Barbosa – Coordenadora de Projetos

IMG_3987

Meu nome é Márcia Matilde Ferreira Barbosa, sou casada e tenho duas filhas: Mariana e Leticia. Sou professora, pedagoga e psicopedagoga, mas acima de tudo, uma educadora.

A escolha do magistério foi fruto da necessidade. Era a opção de estudo que tinha perto da minha casa e minha linda mãezinha tinha medo que eu fosse estudar longe: “coisas de mãe”. Foi um início difícil, porque eu não achava que tinha jeito com crianças. Isso mudou, quando, no final do primeiro ano, surgiu um projeto para dar aulas em uma escola pública de Curitiba, com crianças da periferia. Eu resolvi me inscrever com mais duas amigas, para ver se realmente era aquilo que eu queria fazer.

Foi uma descoberta, um achado: quando terminou o primeiro dia, eu percebi que era aquilo que eu iria fazer o resto da minha vida, pois nunca mais me esqueci o olhar daquelas crianças no final do dia, agradecendo por estarmos ali.

Durante mais ou menos 20 anos como educadora, tive oportunidade de realizar alguns sonhos, um dos mais significativos o de atuar como alfabetizadora e sentir a emoção de ver uma criança lendo e escrevendo suas primeiras palavras. Busquei sempre me aperfeiçoar para poder compreender cada vez mais o desenvolvimento infantil, mas descobri, depois do nascimento de minha primeira filha, que atuar na área da educação vai além dos livros e das teorias e passei a compreender muito melhor os pais dos meus alunos.

Hoje, como coordenadora do Me Põe na História, realizo um outro sonho. O de poder ajudar futuras educadoras a trilhar sua jornada nesta área tão fascinante e também auxiliar os pais de nosso daycare, utilizando minha bagagem pedagógica, mas também minha vivência como mãe.

Agradeço, claro, à minha linda família, ao meu marido e companheiro, que sempre me apoia, e às minhas duas princesas, que são a razão da minha vida e me ensinam a cada momento o significado de educar. Agradeço à equipe diretiva, que faz um trabalho de cooperação e interdisciplinaridade e as minhas sitters por cada dia que passamos juntas, descobrindo coisas novas e buscando a excelência no nosso trabalho. Tenho muito orgulho de trabalhar com cada uma de vocês! Finalmente, agradeço às crianças e pais do MPNH por participar desse sonho e pela confiança depositada em mim!