O processo de desfralde é um grande marco no desenvolvimento dos nossos pequenos, sinalizando a transição de bebês para crianças. Embora seja um momento de grande expectativa e ansiedade para os pais, é fundamental que a retirada da fralda aconteça no momento certo, quando a criança estiver realmente pronta, para não interferir no desenvolvimento de outras habilidades, como a linguagem, e evitar que ela associe a ida ao banheiro a sentimentos negativos.
Para identificar se o seu filho está pronto para o desfralde, é importante observar sinais físicos, comportamentais e cognitivos. Abaixo, estão alguns desses sinais que indicam que o momento chegou:
Sinais físicos:
- Anda com firmeza e consegue correr.
- Faz xixi de uma vez, e não em pequenas quantidades.
- Faz cocô em horários mais ou menos previsíveis.
- Fica “seco” por períodos mais longos durante o dia.
- Acorda com a fralda seca.
- Consegue subir escadas alternando os pés.
Sinais de comportamento:
- Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos.
- Consegue abaixar e levantar as calças.
- Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada.
- Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros indo ao banheiro, quer usar cueca ou calcinha, quer usar o peniquinho ou a privada).
- Não demonstra resistência à ideia de usar o penico ou a privada.
- Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase “do contra”.
Sinais cognitivos:
- Consegue seguir instruções simples, como “vá pegar aquele brinquedo”.
- Tem palavras para xixi e cocô.
- Entende que cada coisa tem o seu lugar.
- Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).
Quando a criança está pronta, o processo de retirada de fralda pode acontecer de forma mais tranquila e rápida, promovendo confiança e autoestima. Mas, para que isso ocorra de maneira natural, é importante seguir algumas dicas: faça a transição de fraldas em casa e na escola ao mesmo tempo, adote uma atitude positiva sem criticar acidentes, opte por roupas fáceis de tirar e adquira um penico ou redutor de assento. Mesmo que a criança seja um menino, recomendamos começar o desfralde sentando no peniquinho, pois muitas vezes a criança ainda não sabe diferenciar entre xixi e/ou cocô.
Aproveite também para usar livros que expliquem o processo, como “O que tem dentro da sua fralda?” ou “Cocô, Xixi e Pum!”. Deixe a criança observar como os pais usam o banheiro, ensine-a a lavar as mãos após o uso. Além disso, celebre cada pequena conquista, pois cada passo é uma grande vitória para a criança.