Compartilhe:

Dicas para quem tem alergias e intolerâncias

alergias-e-intolerancias

Pessoas que tem alergias ou intolerância a algum tipo de alimento como por exemplo proteína do leite, lactose, corantes, glúten, têm dificuldade na compra e escolha dos alimentos e em “achar” receitas com ingredientes mais selecionados para atendê-los.

Quando estiver no supermercado, a dica é sempre ler o rótulo dos alimentos na parte que cita a lista de “ingredientes” e ver se não tem o alimento na qual você tem restrição. Mesmo que na lista de ingredientes não tenha o alimento ao qual você tem restrição procure logo abaixo da lista de ingredientes a frase “pode conter traços…”. Isso significa que mesmo que o alimento não tenha leite, por exemplo, que o produto foi produzido em máquinas onde houve manipulação de leite e, neste caso, pode conter traços de leite. A legislação de rótulos de alimentos define que todas as informações dos produtos alimentícios sejam contidas nos rótulos com a intenção de informar o consumidor sobre o que ele “está comendo”, portanto leia com atenção as embalagens.

Já no caso de fazermos uma receita em casa, temos duas opções:

1) procurar receitas que não tenham o alimento que causa a alergia ou intolerância;

2) usar uma receita comum e substituir os ingredientes que não podem ser consumidos.

Vamos dar o exemplo da farinha de trigo. Pessoas celíacas não podem consumir trigo, aveia, centeio e cevada. Portanto, posso usar uma receita de bolo padrão e substituir a farinha de trigo por farinha de arroz e seguir toda a receita até a finalização do bolo. Pessoas que não podem consumir leite não podem usar margarina ou manteiga. Devemos então substituir por um tipo de óleo vegetal (soja, milho, girassol). Pense em fazer essas substituições de ingredientes se aproximando ao máximo do sabor e consistência do ingrediente original citado na receita. Por exemplo, em receitas doces podemos substituir o leite por leite de arroz, leite de côco, pois tem um gosto mais adocicado. Já para fazer uma torta salgada podemos substituir o leite de vaca por um leite de soja ou leite de inhame. Se o ingrediente a ser substituído for da mesma consistência do ingrediente original a quantidade irá permanecer a mesma da receita original. Mas, se formos substituir manteiga por óleo, por exemplo, que as consistências são diferentes, é bom fazer um teste, adicionando o ingrediente aos poucos até se obter o ponto certo da receita e anotar para seguir das próximas vezes.

Ellen Montarroyos – Nutricionista MPNH