Escola perto de casa ou trabalho?

escola-perto-de-casa-ou-trabalho

Escolher uma escola é sempre uma tarefa difícil para família. Isso porque vários aspectos pesam na decisão, como a infraestrutura da escola, a abordagem pedagógica, o preço e a localização! Bate sempre aquela dúvida do que é melhor, uma escola perto de casa ou do trabalho? Aqui vão algumas dicas do que considerar na hora de tomar esta decisão:

 

Ás vezes você não mora muito longe do seu trabalho ou apesar de morar distante, não pega muito trânsito. Saber se consegue chegar na escola rapidamente (levando até 25 minutos) é importante, pois por mais que não haja pressa para buscar seu filho no dia-a-dia, crianças às vezes têm febre ou se sentem mal e toda mãe/pai quer chegar rápido para buscar seu filho nessas situações.

 

Bebês e crianças pequenas tendem a precisar mais dos pais por perto, pois acabam tendo mais viroses, dentes nascendo e outras situações de emergência, que são mais facilmente resolvidas se eles estiverem próximos.

 

Se a resposta for sim, uma escola perto do trabalho pode ser mais prática para que você possa ir até lá amamentar rapidinho e retornar ao trabalho em seguida.

 

Se o transito for muito intenso entre sua casa e seu trabalho você terá que fazer um teste para avaliar se é mais difícil chegar a tempo de volta na escola perto de casa (as escolas normalmente têm uma tolerância após o horário normal, mas ela não deve ser ultrapassada) ou encarar o trânsito com seu filho. Algumas crianças não ficam incomodadas no carro e acabam dormindo ou se distraindo com algum brinquedo, já outras ficam bem angustiadas no engarrafamento.

 

Se a resposta for sim, às vezes estar com o filho perto do trabalho pode te dar a oportunidade de ir lá dar um beijinho na hora do almoço, ou até de chegar mais cedo para busca-lo. O retorno para casa juntos pode ser também um momento de conversas e brincadeiras, além do seu filho estar mais perto de você.

 

Algumas famílias têm avós, tios, babás, enfim uma gama de pessoas que podem auxiliar em caso de qualquer emergência ou até no levar ou buscar a criança na escola. Sendo assim, uma escola perto de casa já se torna mais fácil.

 

A localização da escola realmente pode facilitar muito a vida, mas não adianta nada ter uma escola nem perto de casa, nem do trabalho, que não ofereça aquilo que você acredita ser importante para seu filho. A confiança no trabalho da instituição escolhida é fundamental para que a criança se adapte bem e os pais fiquem tranquilos para realizar suas tarefas do dia-a-dia.

 

Resumindo, cada família precisa avaliar as questões particulares à sua situação para escolher a melhor escola para seu filho. Mas, no final das contas o principal é avaliar todos estes aspectos e ter certeza que você e seu filho gostaram da escola e da proposta que ela oferece. Afinal de contas, uma boa educação e a alegria dos nossos filhos vêm sempre em primeiro lugar!

Confira mais dicas do que avaliar quando estiver escolhendo uma escola!