5 dicas para estimular o seu filho andar

First steps of baby from mother on grass

Uma das fases que despertam os maiores anseios dos pais é a dos primeiros passos, são inseguranças quanto a idade ideal, o tempo que a criança leva para andar, o medo das quedas devido a instabilidade dos primeiros passos, dentre outros questionamentos. Neste post vamos dar dicas de como estimular seu filho a dar os seus primeiros passinhos.

1°) Esqueça as comparações do seu filho com outras crianças.

Cada criança tem seu tempo específico de desenvolvimento, não existe uma idade correta para que a criança comece a andar, falar, dentre outros aspectos.

2°) Crie e mantenha um ambiente organizado e seguro.

Para que a criança se sinta à vontade para se aventurar nos primeiros passinhos é necessário um ambiente organizado e seguro. Se os lugares da casa que o bebê costuma ficar mais são cheios de obstáculos, de objetos espalhados e de coisas que atrapalhem a sua movimentação, ele não se sentirá seguro para ficar em duas pernas e arriscar alguns movimentos.

3°) Deixe a criança no chão.

Outro ponto importante, depois do ambiente estar limpo e organizado, é a criança ter contato com o chão para poder andar. Crianças que vivem no colo, em cadeirinhas ou em carrinhos levam mais tempo para andar porque experimentam menos o chão.

4°) Deixe o bebê pegar as coisas por si só.

Em vez de entregar tudo para ele. Se o bebê quer alguma coisa, deixe-o ir atrás e pegar. Isso também os ajuda a criar autonomia e os leva a ensaiar os primeiros passinhos.

5°) Estimule o seu filho a andar por meio de brincadeiras.

Fique tranquilo e seguro e tente não se assustar se o bebê cair. Ampare-o com carinho, sem deixa-lo com medo para que ele não fique receoso de tentar andar sozinho outra vez.

Caroliny Crisóstomo – Coordenadora de Projetos Me põe na História

Quer saber mais? Nós te ligamos.