Compartilhe:

Estímulos sensoriais no desenvolvimento infantil

sensoriais (3)

Desde o nascimento, os bebês começam a aprender sobre o ambiente em que estão inseridos por meio dos cinco sentidos: olfato, visão, audição, tato e paladar, e é esse o motivo da tamanha importância das intervenções pedagógicas sensoriais. Algumas das primeiras e principais habilidades cognitivas são desenvolvidas através de atividades que estimulam esses tipos de percepções sensoriais como: memória, resolução de problemas, raciocínio e inteligência. Além disso, os estímulos sensoriais auxiliam as crianças a explorarem o mundo em que vivem e familiarizar-se com ele. Isso porque nosso corpo é dotado de células sensitivas, que são responsáveis por levar mensagens do meio externo ao sistema nervoso central, processando e armazenando novas informações constantemente.

As atividades sensoriais de modelagem com massinha, geralmente complementam as primeiras necessidades táteis, pois proporcionam descontração, relaxamento e concentração, algumas atividades que podem ser feitas em casa também possibilitam esse momento de descontração e interação entre pais e os bebês, tais como:

  • No momento da refeição, oferecer a fruta inteira para que a criança sinta as diferentes texturas e conheça o que ela está comendo;
  • Fazer um banho divertido na banheira, com um pouco mais de shampoo, brincar com a espuma formada;
  • Gelatina e espaguete cozido também são uma boa pedida para esse momento.

Dito isso, coloque roupas leves e que permitam uma boa movimentação e mãos ao trabalho.

 

Évila Carvalho, supervisora do BB2 Matutino