Quem acha que a dor do parto é assustadora nem imagina o que é se ver frente a frente com a realidade de ser mãe. Como é difícil desempenhar este papel no tempo em que vivemos. As cobranças dos filhos, do parceiro, do trabalho, da sociedade são enormes; a quantidade de tarefas parece nunca ter fim e sempre queremos fazer o melhor, queremos ser a melhor.
Todos os sonhos maravilhosos construídos ao longo de nossas vidas, às vezes parecem desmoronar frente a todos os desafios da maternidade. Mas, aquele sorrisinho inesperado, aquele carinho gratuito ou um simples beijo de Bom dia nos fortificam e até nos fazem querer ser mãe não só uma, mas até duas, quem sabe até muito mais vezes!
Vamos então a algumas dicas práticas que toda mãe deve lembrar sempre para aproveitar a maternidade ao máximo:
- Seu filho te ama incondicionalmente. Ao longo da vida toda dele, você irá desapontá-lo e frustrá-lo em vários momentos, isso faz parte de ser mãe e de educar. Entretanto, tenha certeza de que em nenhuma destas situações ele vai deixar de te amar. Então, não se culpe por seus erros. Aprenda com eles, cresça e siga em frente com a certeza de que você é muito amada.
- Ser a melhor mãe é possível desde que você entenda que isso não é uma competição e que ser a melhor mãe significa ser quem você é, sem comparações com outras mães. As crianças são diferentes, vivem em contextos diferentes e por isso precisam de mães diferentes. Não adianta se comparar com outras mães ou querer ser algo que você não é na esperança de fazer o melhor. O melhor é você, pois você é única, assim como cada um de seus filhos.
- Todas as pessoas têm muitas opiniões sobre a maternidade para compartilhar com você. Ouça, ou não, mas não se sinta julgada. As pessoas compartilham porque querem ajudar, dividir experiências, não porque acham que você não está fazendo direito. Se por acaso você suspeitar que estão te julgando, não se julgue. Confie nas suas decisões. Você será mãe por muito tempo e todo dia aprenderá uma coisa nova sobre esta função. Aproveite!
- Resgate sempre as coisas que te lembrem de quem você é. Nos perdemos nas alegrias, correrias e desafios da maternidade e às vezes até esquecemos quem somos além de “mãe”. Tenha um tempo para você, para fazer atividades que te dão prazer, para conviver com outros adultos, para se realizar. Filhos crescem e sua vida precisa continuar a ter significado mesmo que eles não precisem de você o tempo todo.
- Todas temos momentos de chateação, impaciência, dúvida e até desespero. Isso faz parte, somos seres humanos. O segredo é lembrar que estes são apenas momentos e vão passar. Ter uma rotina organizada, combinados e diálogo com seus filhos facilita muito em lidar com estes momentos. E lembre-se, se tudo der errado, pelo menos você vai ter uma história engraçada para contar!
- Ame, brinque, curta seus filhos e a cada etapa de suas vidas, pois eles crescem muito rápido, mas as memórias ficarão para sempre.
- Mesmo quando eles forem adultos, continuarão sendo seus filhos. O orgulho, o amor, a companhia e a amizade que você terá para uma vida inteira, são, sem dúvida nenhuma, a maior recompensa da maternidade.
Feliz dia das mães! Você é a melhor mãe do mundo!