Mitos e verdades sobre a Adaptação

preschool_01

O momento da adaptação da criança ao seu novo daycare / creche / escola é aguardado ansiosamente por alguns pais e muito temido por outros. Aqui vão algumas verdades e mitos sobre o que esperar desta fase:

Mitos:

O choro é uma forma da criança expressar seus anseios e inseguranças. Ao chegar a um ambiente novo, com pessoas novas, é normal que a criança ainda se sinta insegura e por isso o choro acontece. Além disso, a criança terá de se “separar” dos pais, o que também é causa para uma certa ansiedade.

Na verdade as crianças que mais choram não são as pequenininhas de 6 meses e sim as que estão entre 8 meses e 2 anos. Isso porque elas já têm a noção de que as coisas e os pais somem, mas elas ainda não entendem que eles voltam, por isso é tão importante conversar com a criança e explicar que você retornará e ir aumentando o tempo de permanência da criança na creche / daycare gradualmente, para ela perceber que você realmente volta.

Para muitas crianças, o retorno é uma nova adaptação, pois estarão em uma turma diferente, com tias diferentes. Além disso, geralmente antes do retorno à escola a criança estava em casa de férias com seus pais lhe dando toda atenção por algumas semanas, então a “separação” torna-se ainda mais difícil.

Cada criança têm uma personalidade e cada família uma estrutura e tudo isso influencia na velocidade com que a criança irá se adaptar ao novo daycare / creche / escola. Algumas adaptações podem levar dias, outras semanas.

Geralmente problemas de adaptação estão ligados à insegurança dos pais. Os pais podem não se sentir confiantes com relação ao lugar ou ao processo em si e portanto acabam optando por encerrar o processo de adaptação antes do seu fim. Por isso, é muito importante que haja diálogo com a equipe do local para que todas as dúvidas e inseguranças sejam sanadas e quaisquer insatisfações resolvidas.

 

Verdades:

No primeiro dia, tudo é novidade e para as crianças curiosas, será muito divertido explorar este novo ambiente, porém assim que sentirem a falta da presença dos pais começarão a ter a ansiedade da separação, o que pode dificultar o seu retorno no dia seguinte.

Quanto mais seguros e confiantes os pais estiverem, mais tranquilas as crianças ficam. Mesmo os bebês pequenos entendem as expressões dos pais e como eles estão se sentindo. Se a criança perceber que os pais estão inseguros e ansiosos ela se sentirá assim também e irá chorar ainda mais.

Se a criança estiver com os pais ela não irá criar laços com os coleguinhas e nem com a equipe de sitters da salinha e irá continuar sempre querendo os pais. Além disso, é muito natural os pais estarem ansiosos com este momento que também é uma adaptação para eles próprios e podem acabar passando esta ansiedade para criança.

A criança não só está em um espaço novo, com pessoas novas, mas está entrando em uma rotina nova. Portanto, é muito natural que a criança tenha dificuldades para dormir e se alimentar e até perca um pouco de peso. Porém, em breve ela se acostumará aos novos horários, temperos e rotinas e tudo voltará ao normal.

Para muitas crianças a ida para creche / daycare será seu primeiro contato com outras crianças e com o mundo exterior. As doenças são inevitáveis, pois o sistema imunológico da criança ainda está em amadurecimento. Entretanto, isso é apenas uma fase já que estas possíveis viroses ajudarão a fortalecer o sistema de defesa dor organismo e proteger a criança contra doenças mais para frente.

 

A adaptação pode ser muito tranquila se os pais estiverem informados e confiantes com relação à escolha da segunda casa do seu filho. E a verdade mais importante é de que a adaptação é só uma fase, que passa, e deixa saudades da época que nossos pequenos ainda estavam começando suas descobertas!