Alergia… Como essa palavrinha tem assustado os pais e tem sido algo muito frequente em nossas crianças!
O que são alergias?
Na verdade a alergia nada mais é que uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. No instante em que o indivíduo ingere o alimento, o sistema de defesa começa a atacar o próprio corpo com substâncias químicas que causam vários sintomas que vão desde de dor abdominal, vômito, diarréia, urticária a asma, nariz escorrendo e até tosse. Por ser uma ser uma resposta imunológica do nosso corpo ao alimento, a alergia alimentar pode não só afetar o sistema digestivo como a pele, o sistema respiratório e até o cardiovascular. Mesmo uma pequena quantidade do alimento pode desencadear sinais e sintomas, uns mais graves que outros. Muitas vezes, crianças cujos pais consideram estarem sempre “gripadinhas” na verdade não estão meramente contraindo viroses, mas sim apresentando sintomas de uma alergia alimentar que pode fazer o nariz produzir uma quantidade aumentada de muco e diminuir a imunidade da criança fazendo com que ela fique mais suscetível a diversos tipos de doença.
O que causa as alergias?
As alergias estão relacionadas a uma predisposição genética e a um contato inicial com o agente alergeno. Ou seja, se na sua família há casos de alergias alimentares, tome muito cuidado com a introdução dos alimentos em questão na dieta do seu filho. É preferível que estes alimentos sejam os últimos a entrar na dieta da criança por volta dos 8 meses a 1 ano de idade.
Outra possibilidade é que a reação alérgica aconteça devido à primeira exposição da criança ao alimento em razão da imaturidade do sistema imunológico e da flora intestinal que ainda não está preparada para receber tal alimento. O organismo identifica parte do alimento como substância ameaçadora, que precisa ser eliminada por meio dos mecanismos de defesa.
Como saber se meu filho é alérgico à algum alimento?
Em tese, qualquer alimento pode causar alergia porém os mais comuns a dar reação alérgica nas crianças são os que possuem alto teor de proteína. O diagnóstico de uma alergia alimentar é baseado na história clínica da criança (se alguma vez ela comeu algum alimento e passou mal), em testes cutâneos (em que as substâncias são colocadas sobre a pele e observa-se alguma reação no local) e em exames de sangue. Se você suspeita que algum alimento está fazendo mal ao seu filho exclua da dieta até que os exames sejam feitos e se neste tempo de exclusão houver uma melhora use esta estratégia para reforçar os resultados obtidos no exame.
Alergias comuns em bebês
A proteína do leite de vaca é a causa mais comum de reações alérgicas em crianças pequenas. 90% delas conseguem superar essa alergia até os três anos. Os sintomas da alergia ao leite são vários, entre eles estão problemas respiratórios, diarréia crônica, refluxo e retardo do crescimento.
Outra reação alérgica frequente, porém de difícil diagnóstico, é a provocada por corantes e conservantes. Vários produtos usados para realçar o sabor dos alimentos contêm toxinas ou substâncias químicas alergenas. Por isso a contraindicação de alimentos industrializados para as crianças, principalmente na fase de introdução alimentar, já que o sistema digestório ainda está em processo de amadurecimento e não pode ser exposto a agentes que vão sensibilizar a mucosa causando reações inflamatórias.
Ellen Montarroyos
Nutricionista MPNH
Me põe na História – 3045-4583 / 3202-0403
Brasília-DF
Asa Norte – Lago Norte
Berçário – Creche – Daycare – Educação Infantil