Compartilhe:

Pinta aqui, pinta ali, pinta acolá

IMG_4734Hoje fizemos uma tinta caseira com as crianças que além de ser fácil de preparar garante pelo menos algumas horas de muita farra!

Atividades que envolvem pintura permitem o desenvolvimento infantil em diversos aspectos: a criatividade, as emoções, o cognitivo e a coordenação motora.

As crianças, já desde bem pequenas gostam de deixar suas marcas, de se expressar. Pintar é uma forma de expressão que permite experiências sensoriais com meios novos e diferentes.

Além disso, o manejo dos pinceis para que deem forma a desenhos que antes estavam apenas na imaginação aumenta a habilidade motora das crianças. A pintura estimula as crianças a conhecerem o novo: texturas diferentes de papel, a mistura de tintas que dá origem a uma cor desconhecida.

Brincadeiras com tinta podem ser feitas em casa também. Para aqueles que tem um área externa, este é o local ideal, pois com certeza o ambiente e a criança vão ficar tão coloridos quanto o papel. Para os que moram em apartamento, o melhor é cobrir o chão com um plástico grosso ou jornais velhos e deixar a criança a vontade. Deixe-a pintar materiais diferentes (papéis, papelão, isopor, tela) de diferentes tamanhos, com as mãos e com pinceis.  É importante que se dê liberdade para criança expressar o que ela desejar com sua pintura. Deixe que ela escolha as cores e as misture como quiser. Use sempre tintas atóxicas (caseira, guache, aquarela, cola colorida) e supervisione, pois ela pode querer levar a tinta à boca.

Vamos pintar?