Plantando e aprendendo – Acontece no KDZ5

KDZ5_feijão1

Desde cedo é importante despertar a consciência ambiental das nossas crianças, ensiná-las a identificar atitudes prejudiciais aos outros seres vivos e a preservar e retirar do meio ambiente apenas aquilo que precisamos para nosso sustento.

Esse trabalho pode ser desenvolvido nos primeiros anos de vida através da apresentação de alguns conceitos sobre biologia. Não é simplesmente exigir o respeito por parte dos pequenos, e pronto! Eles, como qualquer ser humano dotado de curiosidade e raciocínio, precisam de explicações plausíveis e demonstrações para que assimilem de fato e compreendam o sentido estrito do que é cuidar e respeitar o nosso meio.

O KDZ5 começou esse trabalho que será desenvolvido ao longo de algumas etapas. Primeiro, plantaram um feijãozinho num algodão, regaram e aos poucos perceberão o seu crescimento e desenvolvimento. Dessa forma, entenderão que todas as nossas ações exercem uma reação sobre o meio em que vivemos. Se cuidarem do feijãozinho, ele crescerá cada vez mais forte e saudável. Porém, se deixarem de dar a devida atenção, a plantinha não sobreviverá. A tia Carol também explicou que esse mesmo feijão é o que comemos todos os dias nas nossas refeições e nos enche de saúde e disposição.

Enquanto instituição voltada para o processo de ensino aprendizagem, o MPNH tem um papel importantíssimo na transmissão de pensamentos que estimulem o bom convívio em sociedade e com o Planeta e no processo da construção do conhecimento e saber crítico. Além disso, este é um passo pequeno e apenas o começo do processo em que nossas turminhas entenderão o conceito de biodiversidade e da importância desse rico patrimônio para nossa sobrevivência.

Priscila Dutra – Coordenadora de Projetos Asa Norte