Técnicas de pintura – Acontece no KDZ1

Acontece KDZ1 vespertino_técnica de pinturaSabemos que a infância é o período da vida que mais assimilamos a liberdade de expressão e há brincadeiras que marcam essa fase por toda a nossa vida. A infância é também o momento ideal para o desenvolvimento da expressão já que é nesse período que a criatividade e a imaginação ganham forma.

Uma das formas de desenvolver a liberdade de expressão e a imaginação é utilizar a pintura como ferramenta de aprendizado, que além de criar momentos prazerosos em termos lúdicos, promove o desenvolvimento de aspectos motores e percepção espacial. A pintura também trabalha a socialização definindo conceitos de individualidade e estilos de pintura e ensinando os pequenos a apreciarem as diferenças e o belo no trabalho dos seus colegas.

Aqui no MPNH, pintar vai muito além de oferecer um pote com tintas para as crianças. Apresentamos além das cores, inúmeras técnicas que promovem aprendizado e diversão. A construção da individualidade se dá também quando o educador fornece técnicas de pintura para que, a longo prazo, a criança perceba o que mais gosta e com o que mais se identifica.

O KDZ1 vespertino conheceu a técnica que utiliza balões. Basta enchê-los um pouco, oferecer a tinta e uma folha para que a criança carimbe o balão e perceba que seu movimento produz algum resultado. É sempre muito importante nos lembrarmos que para que ocorra o desenvolvimento integral dos pequenos precisamos respeitar o seu espaço e a forma como percebem o meio. O criar é uma ferramenta essencial para a formação de um indivíduo seguro de suas escolhas e da sua autoestima.

O ensino nos traz inúmeras possibilidades, e nós enquanto educadores precisamos de um olhar cuidadoso a respeito da influência que exercemos sobre os nossos pequenos. Precisamos permitir que as crianças criem e sejam alguém além da reprodução dos nossos conceitos, e aqui no MPNH as brincadeiras exercem um papel importantíssimo nesse aspecto.

Priscila Dutra – Coordenadora de Projetos Asa Norte