Viajar com crianças é sempre uma aventura! Crianças precisam de rotina e uma viagem foge totalmente do dia-a-dia que estão acostumadas. Mas, não é por isso que os pequenos têm que ficar em casa não. Na verdade, viajar com nossos filhos é uma ótima oportunidade de curtir um momento especial com eles e de ensiná-los coisas novas sobre o mundo! Como fazer então para que as viagens sejam tranquilas e não tornem-se motivo de stress e confusão? Aqui damos algumas dicas:
1- Planeje, planeje, planeje!
Planejamento é chave para viajar com crianças.
- Trajeto- A viagem será de carro, avião, com escalas, conexões? Qual será o tempo de duração da viagem? Não precisa nem dizer que quanto mais curta, mais tranquila!
- Documentação – Veja se está toda em dia, certidão de nascimento, carteirinha de convênio, passaporte e visto para viagens para o exterior, vacina da febre amarela (vários países estão exigindo). Caso a criança vá viajar com apenas um dos pais para o exterior também é necessário ter uma autorização do outro para viagem.
- Hotel- Já ter um hotel reservado que facilite a estadia do pequeno (exemplo: perto da praia, que ofereça berço e outras amenidades, perto de estação de metrô, com uma localização mais central) já é meio caminho andado.
- Passeios – que passeios vocês querem fazer no local? São apropriados para criança? Que passeios para criança vocês podem fazer lá? Também é importante focar em algumas atividades direcionadas aos pequenos.
- Locomoção no destino – como vocês vão transitar pela cidade? Crianças pequenas não conseguem andar muito, se os passeios pedirem isso lembrem-se de levar um carrinho. Ter um carro disponível também acaba sendo uma mão na roda para aqueles dias que estiverem mais cansados, mas verifiquem a disponibilidade de estacionamento (em algumas cidades grandes pode ser bem difícil e caro estacionar).
- Preparação para a viagem:
- Malas – Leve uma quantidade de roupa que você usa normalmente aqui, multiplicada pelo número de dias em que ficará viajando. Pode parecer muita roupa, mas criança suja muito a roupa e se você não tiver disponibilidade de máquina de lavar acabará ficando em uma enrascada. Além disso, sempre leve casaco, calça e roupa de banho na mala. Não importa se o destino será praia ou neve! Vai que algum dia amanhece mais frio, ou que o hotel tem uma piscina aquecida. São três itens que devem sempre estar na mala.
- Fraldas- Se seu filho usar fralda, considere levar de casa pelo menos uma quantidade para os primeiros 3/4 dias, desta forma vocês estarão preparados para qualquer imprevisto.
- Bolsinha de remédios- Leve sempre uma bolsinha de remédios com antitérmico, remédio para enjoo, pomada para picada de insetos, protetor solar, repelente, cortador de unha
- Malas de mão- Leve lanchinho, fórmula, e brinquedinhos para entreter as crianças durante a viagem. Salvar alguns filmes no computador, IPAD ou celular também é uma boa pedida. O intuito da viagem é que vocês se divirtam e criança não tem muita paciência para esperar em carro, avião ou aeroporto, então, quanto mais entretenimento, melhor. Leve também casaco e roupas quentinhas no avião, além de um travesseiro em viagens mais longas – pode parecer complicado de carregar, mas vai ajudar bastante na hora de colocar a criançada para dormir.
- Alimentação- As companhias áreas geralmente oferecem a opção de refeição infantil e para pessoas com restrições e alergias alimentares. Se você achar melhor, ou esse for o caso do seu filho, não se esqueça de fazer a solicitação. Durante a viagem, tente manter o mesmo horário das refeições (criança com fome fica irritada) e leve sempre um lanchinho a tiracolo.
- Seguro saúde – Caso seja uma viagem internacional, considere fazer um seguro saúde para seu filho. Crianças adoecem, pois ainda estão com o sistema imunológico em formação e, pagar custas médicas e hospitalares em outro país, pode sair bem caro.
- Tenha calma e faça os programas em um ritmo tranquilo.
Crianças não têm o mesmo pique que adultos, então, não adianta programar um número extenso de atividades no mesmo dia ou um curto intervalo de tempo entre elas. Programe-se para sair para todos os passeios com bastante antecedência e deixe um intervalo considerável entre cada um deles. Alterne passeios que exigem mais caminhada com passeios mais tranquilos e passeios de adulto com passeios infantis. Almoce e jante com calma de preferência em restaurantes que ofereçam Menu infantil.
- Prepare-se para seu planejamento cair por terra.
Em viagens e com criança, tudo pode acontecer. Então, planeje e organize tudo, mas não se desespere se as coisas fugirem do planejado. Viajar com crianças é bem diferente de viajar só com adultos. Pense sempre que você está com seu filho e está criando memórias e experiências que ficarão para vida toda, sua e dos seus filhos.
Clique aqui para dicas do que fazer com as crianças em Brasília nas férias de julho!